50 Apoiadores

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Agente de Saúde Mirim
Depoimento do professor:

Acreditamos na educação a partir do momento que nos tornamos professores, trabalhar na educação pública, torna-se um desafio, árduo, próprio e dignificante, a partir do momento em que podemos observar e constatar a mudança em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, como é maravilhoso participar da construção e da reconstrução de sonhos. E o que falar do nosso sistema público de saúde, que por sinal anda bem “doente”, mais é com a colaboração dos nossos estudantes que tentamos, colocar um “curativo” neste problema, quando ao sairmos, pelas ruas, becos, ladeiras da comunidade do Bairro de Nova Descoberta, levando informação e tentando combater determinados tipos de doenças infecto-contagiosas, visando a redução das filas dos pronto atendimentos de saúde, é por isso que estamos aqui agradecendo a você: Maria Cristina, Thanks!, Victor de Mesquita, grace!, Thayane Oliveira, Hvala!, Fábio Guerra, Dzieki!, Amanda Camello, mèsi!, Liana Sobral, gratias!, Leonardo Henriques, kiitos!, Fernanda Marques, multumiri!, Luiz Otávio, tak!, Manoela Nogueira, Käszönöm!, Rafael Moura, gracias!, Hugo Luna, tänu!, Maria Dias Gonzáles, vd`aka!, kilma Maria, dank!, Raul Luna, gràcias!, Maria Alice, grazas!, Rafael Vasconcelos, dankzij!, Isaltina Melo, terima kasih!, Sara Grinfeld, grazie!, Júlia Arraes, merci!, Luis Arthur, dziekuje!, Aaron Bailey, multumesc!, Arthur Cirino, Tesekkür ederim!, Maria Carlla, Hvala!, Pedro Reis, dankon!, Carmen Cândida, faleminderit!, Anna Terra, go raibh maith agat!, Débora de Moura, Tänan teid!, Hélio Lemos, De`koju!, Edvaldo Souza, baie dankie!, Paloma Nascimento, Sipas dekem!, Priscila Alcântara, paldies!, João Succar, Terima kasih!, Anônimos, obrigado!, por acreditarem no agente de saúde mirim. Garantimos e firmamos compromisso para que os recursos sejam empregados de forma correta, dando continuidade a este projeto. Grato a todos, Professores Gustavo Henrique e Osvaldo Filho

Sobre o projeto:

A dengue é uma patologia endêmica em algumas regiões brasileiras, ou seja, está presente de forma contínua. A cada ano, a doença fica mais "agressiva", tendo passado para o status de epidemia em determinadas regiões, comprometendo a saúde e o bem estar das pessoas, podendo inclusive ser fatal, a partir do desenvolvimento da forma mais grave (dengue hemorrágica).
A partir deste problema de saúde pública pensamos: apesar do combate efetivo do poder público e da população, o que ainda está faltando para a erradicação desta enfermidade? Com o objetivo de trabalhar e refletir essa questão com meus alunos de Biologia, peço ajuda para dar continuidade a oficina Agente de Saúde Mirim, que incentiva alunos e alunas da 1ª série do Ensino Médio a levarem informação e práticas preventivas a respeito do controle e combate à dengue na comunidade em que residem.

Este projeto já existe há três anos e leva informação a comunidade escolar e a comunidade do bairro de Nova Descoberta, no controle e combate à doenças infectocontagiosas, tendo como cargo chefe a dengue. O trabalho é realizado a partir de uma capacitação dos alunos, explicando os conceitos de epidemiologia, doenças endêmicas e a fabricação de armadilhas artesanais com garrafa pet, microtule, fita isolante e lixa. A partir da armadilha, os alunos podem verificar todo o ciclo da inseto (mosquito transmissor), que leva em média de 15 a 21 dias. Após este período de capacitação, levamos os alunos para a prática: o primeiro ponto é o cadastramento das famílias. Os alunos vão de casa em casa, levantando os casos de dengue clássica e hemorrágica através de um formulário, nos logradouros no bairro de Nova Descoberta tais como: Córrego da areia, do Inácio, do Joaquim, do Progresso, do Refúgio, Avenida Chagas Ferreira, Alto do Rosário, Alto Santa Tereza. Após esse levantamento, entramos com a informação nas residências e estabelecimentos comerciais, com fixação de cartazes, panfletagem e ensinamento da fabricação das armadilhas artesanais e instalação das mesmas. Por fim, levamos o projeto para outras comunidades, feiras livres ou avenidas de grande movimentação, como a Avenida Norte. Precisamos da sua contribuição para garantir a continuidade dessa iniciativa no próximo ano letivo!

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

A comunidade de Nova Descoberta está situada na Zona Norte do Recife e apresenta diversas demandas, como falta de saneamento básico, coleta seletiva ineficiente, tráfico de drogas, alto índice de mortalidade de adolescentes, todos estes fatores associados a falta de informação e de expectativa por parte dos adolescentes. Este quadro gera uma perda de auto-estima dos jovens e agrava os problemas de saúde da população. A promoção de uma ação como essa, dentro da comunidade, buscando solucionar estes problemas, leva o estudante a sair do isolamento e se tornar agente de transformação.

Os jovens se sentem valorizados ao perceber que sua ação está modificando a comunidade. Temos observado nos alunos que participam deste trabalho um despertar para uma consciência crítica a respeito da saúde. Partindo da compreensão de que pequenos gestos ajudam a reduzir as filas nos pronto-atendimentos hospitalares, eles seguem se transformando em cidadãos mais educados e conscientes de que precisamos cuidar do próximo e do planeta. Outro ponto importante é perceber a modificação comportamental de muitos alunos por se sentirem importantes ao realizarem este trabalho, trabalhando a timidez e a oralidade no contato com o público em abordagem nas ruas.

Sobre os materiais necessários: as camisas e os panfletos serão utilizados em ações de conscientização na comunidade com relação ao combate da doença. O microtule, a lixa e a fita isolante são para os alunos confeccionarem armadilhas artesanais no controle e combate ao mosquito da dengue.






Informações Adicionais
Escola: Escola de Referência em Ensino Médio Alvaro Lins
Endereço: Avenida Otacílio de Azevedo, 4538, Nova Descoberta
Município: Recife
Tema do Projeto: Biologia
Alunos Beneficiados: 50
Notas fiscais: Download

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Camila Polo com logomarca do projeto Planet Malhas 2400 50 120000
Fita Isolante Atacadão dos Presentes 1200 10 12000
Lixa de madeira Atacadão dos Presentes 145 10 1450
Microtule (metro) Casa do Artesão 2750 5 13750
Panfletos informativos (15x21) Recigráfica 7 5000 35000
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
3543

13559
Total 199302


“A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.”

Nelson Mandela