1 Apoiadores

Consciência Limpa: reciclando óleo de cozinha
Sobre o projeto:

Você já pensou para onde vai o óleo usado na sua cozinha? A prof. Marcela não somente se preocupa com essa questão como resolveu compartilhar soluções com seus estudantes! Ela nos explica que ''o óleo é um dos integrantes fundamentais e indispensáveis nas cozinhas, porém após seu consumo ele pode representar um fator nocivo a natureza. A falta de informação da população faz com que este resíduo seja despejado em pias ou junto ao lixo residencial ou aterros, causando por exemplo, entupimentos de tubulações e acaba por contaminar a água e comprometendo a saúde de todos.''

Assim, surge a iniciativa de criar um minicurso de reciclagem envolvendo os estudantes do ensino médio. As atividades acontecerão em quatro encontros, com duração de duas horas cada, onde serão trabalhados conhecimentos químicos a respeito dos (1) princípios básicos da reciclagem, (2) modos de descarte e utilização do óleo de cozinha, (3) a produção de sabão e, por último, (4) a produção de biodiesel.

Esse projeto, que conta com a parceria do Laboratório de Óleo e Biodiesel da UFRPE, terá como culminância uma visita técnica, viabilizada pela UFRPE, à usina experimental de biodiesel, localizada em Caetés-PE. Para realizar o projeto, no entanto, a professora precisa de balança, corantes, essências aromáticas, peneiras e funis, que serão utilizados tanto para facilitar a coleta, filtração e transferência do óleo, quanto para as práticas durante a oficina.

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

Do ponto de vista social e pedagógico este projeto visa implementar uma nova cultura de coleta e uso consciente do óleo na comunidade escolar, viabilizando, por exemplo, doações para cooperativas e pequenos produtores. Além disso, demonstrar aos alunos que este resíduo pode ser transformado em produtos que podem beneficiá-los de alguma forma, ajuda a criar uma cadeia produtiva sustentável, gerando emprego e renda. Acima de tudo, o aluno poderá entender que o descarte inadequado desse material traz danos ao meio ambiente, fazendo ele pensar sobre os diferentes resíduos descartados.






Informações Adicionais
Escola: Escola de Referência Ginásio Pernambucano
Endereço: Rua da Aurora, 703, Boa Vista
Município: Recife
Tema do Projeto: Química
Alunos Beneficiados: 20

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Balança simples Americanas.com 4000 1 4000
Corante lipossolúvel Irmãos Haluli 1100 5 5500
Essência lipossolúvel Irmãos Haluli 500 5 2500
Etanol PA 1lt Hexis científica 2500 1 2500
Forma de silicone Irmãos Haluli 200 5 1000
Funil de plástico Irmãos Haluli 750 2 1500
Peneira Irmãos Haluli 800 2 1600
Soda Cáustica 99% 1kg Casa Brasa 1000 15 15000
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
5600

2862
Total 42062


“Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.”

Arthur Lewis