16 Apoiadores

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Bibliotecando em sala de aula
Depoimento do professor:

Em nome dos alunos (das turmas selecionadas) da Escola Estadual Emidio Cavalcanti de Albuquerque, venho agradecer a ONG Somos Professores por acreditar na idéia do projeto, e sobretudo aos doadores não só por também acreditarem, mas principalmente, por acreditarem ainda na educação. Num país onde 70% da população não leu um livro no ano passado é fundamental estimularmos em nossos alunos o gosto pela leitura. Explanei para as turmas a idéia do projeto e eles mostraram-se curiosos e interessados, creio que a experiência tem tudo para render frutos e quem sabe expandirmos a idéia no futuro. Agora é começar a por a mão na massa e trabalhar com as turmas os livros escolhidos e, tão longo começarmos a experiência, mostrar os frutos da iniciativa. Não adianta ficarmos parados, é preciso agir, obrigado por acreditar.

Sobre o projeto:

O principal objetivo desse projeto é levar para a sala de aula livros renomados da literatura internacional, cujas temáticas envolvam sobretudo a disciplina de História.

Além de estimular a leitura, o o objetivo é tornar o conteúdo do disciplina mais próximo dos alunos. Os livros selecionados são romances populares, sendo portanto de fácil assimilação; além de estarem inteiramente ligados aos parâmetros curriculares da disciplina - muitos desses livros são, inclusive, indicados no livro didático que está sendo usando pelos alunos.

Selecionei 10 livros que guardam relação direta com a disciplina e busquei contemplar a idade moderna e contemporânea. Com certeza existem mais de 30 livros que poderiam ser utilizados, selecionei aqueles que, ao meu ver, interessariam mais os alunos. Escolhi para este momento obras internacionais com o objetivo de ampliar o repertório literário, uma vez que diversas obras nacionais são trabalhadas de alguma forma nas disciplinas de Literatura e Português. Posteriormente, penso em reeditar este projeto ampliando a escolha para outras obras.

Os livros serão oferecidos ao aluno para leitura. O aluno deve ler o livro e fazer uma apresentação sobre o mesmo, compartilhando o que achou da idéia, o que achou da obra, e relacionando o conteúdo da mesma com um dos assuntos abordados em sala de aula, de acordo com a temática. Por exemplo: ler 1984 e relacioná-lo com Totalitarismo. A esta apresentação pode ser atribuída uma nota que substituiria a prova semestral. Outras hipóteses de avaliação podem surgir ao longo do semestre, a partir do envolvimento dos alunos e desenrolar das atividades.

O projeto consiste em trabalhar, inicialmente, com três turmas distintas do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Emídio Cavalcanti de Albuquerque, em Cabo de Santo Agostinho. A proposta é que os livros fiquem na escola, mas que passem o ano letivo nas mãos dos alunos, em sistema de rodízio, retornando para a biblioteca ao final do ano. A depender do desempenho e desenvoltura das turmas podemos expandir a ideia para mais turmas. Todos os livros adquiridos, cujos títulos podem ser encontrados no orçamento abaixo, ficarão no acervo da escola após a conclusão do projeto.

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

Acredito que promover o contato direto com livros renomados da literatura internacional, trazendo esse conteúdo ao alcance do aluno, é extremamente positivo. Incentivar o hábito da leitura de autores consagrados da literatura mundial tira o aluno do engessamento do livro didático, estimulando-o a entrar em contato com o material primário abordado nestes livros didáticos.






Informações Adicionais
Escola: Emidio Cavalcanti de Albuquerque
Endereço: Rua Petronilo Capistrano dos Santos, 90, Ponte dos Carvalhos
Município: Cabo de Santo Agostinho
Tema do Projeto: História, Biblioteca, Filosofia, Literatura
Alunos Beneficiados: 120
Notas fiscais: Download

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
A Divina Comédia - Dante Alighieri Extra 2097 3 6291
A Revolução dos Bichos - George Orwell Extra 1701 3 5103
Fahrenheit 451 - Ray Bradbury Americanas.com 2990 3 8970
1984 - George Orwell Extra 2565 3 7695
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley Extra 2331 3 6993
Como me tornei estúpido - Martin Page Extra 1341 3 4023
Hamlet - Shakespeare Americanas.com 1490 3 4470
O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder Extra 3060 3 9180
O Principe - Maquiavel Extra 1161 3 3483
Otelo - Shakespeare Extra 1161 3 3483
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
1841

4492
Total 66024


“A primeira meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas; que sejam criadoras, inventoras, descobridoras.”

Jean Piaget