5 Apoiadores

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Anônimo

Clube de Xadrez na Escola
Sobre o projeto:

Como professor de educação física há nove anos, David percebeu o interesse dos alunos pelo xadrez e começou a ensiná-los. A ideia foi um sucesso. Suas equipes se inscreveram nos Jogos Escolares de Pernambuco, foram medalhistas todos os anos em fases municipais e regionais e já acumulam 4 participações no campeonato estadual, representando com orgulho a Mata Norte.

Hoje, a Escola Professora Benedita de Morais Guerra, em Macaparana/PE, possui apenas um tabuleiro de xadrez e toda a vontade do professor David, que se vira como pode, confeccionando jogos, utilizando recursos próprios e realizando pesquisas na internet. Isso tudo durante as aulas de educação física. Agora, como Assistente de Gestão, ele pretende reservar um espaço específico na escola para o estudo do xadrez duas vezes por semana, sob sua supervisão. Os treinos e momentos de estudo ainda poderão ser feitos durante os intervalos da manhã e da tarde, e no horário de almoço. "Pretendo incentivar ainda mais a prática deste jogo tão fascinante e formar uma equipe competitiva para participação nas competições de xadrez da região e do estado, especialmente os Jogos Escolares de Pernambuco", explica David.

Para isso, ele precisa de 10 jogos de xadrez, 02 relógios e inicialmente 4 livros para estudos sobre o tema. Todos os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio poderão participar das aulas. O projeto tem o apoio da recém formada Diretoria de Esportes do Grêmio Estudantil que, junto com o professor, garantem que todo o material será muito bem aproveitado pela comunidade escolar!

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

Estudos comprovam que a prática do xadrez melhora significamente o desempenho escolar em todos os componentes curriculares. O professor David tem percebido isso no cotidiano e afirma: "eles desenvolvem o raciocínio lógico e rápido, a tomada de decisão, a atenção e a concentração, além de construírem valores como disciplina, respeito, ética e moral, através de uma ferramenta lúdica". Além disso, ele observa que a procura pelas aulas só tem crescido e acredita que garantir a continuidade a atividades com grande aceitação dos alunos é fundamental para manter o espaço da escola atrativo e interessante.






Informações Adicionais
Escola: Professora Benedita de Morais Guerra
Endereço: Avenida José Inácio, s/nº, Macapazinho
Município: Macaparana
Tema do Projeto: Educação Física
Alunos Beneficiados: 327

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Jogo de xadrez - Xalingo Walmart 5000 10 50000
Livro " Xadrez - O guia definitivo" - James Eade Submarino 7490 1 7490
Livro "Curso de Xadrez" - Boris Zlotnik Submarino 8138 1 8138
Livro "Treinamento Completo de Xadrez" - Richard Palliser Submarino 8758 1 8758
Livro "Xadrez básico" - Dr. Orfeu Gilberto Dagostini Estante Virtual 4500 1 4500
Relógio de xadrez Submarino 10000 2 20000
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
4500

7547
Total 110933


“A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.”

Nelson Mandela