6 Apoiadores

Anônimo

Nossa Escola Soletra
Depoimento do professor:

"É com muito entusiasmo e alegria que agradecemos o apoio de todos que sonharam, acreditaram e doaram para a realização do nosso projeto. Sem a colaboração de vocês não seria possível executá-lo. Em nome de toda a equipe pedagógica e dos estudantes que fazem a Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Escola, nosso muito O B R I G A D O!"

- Prof. Eduardo Felix

Sobre o projeto:

Como despertar o interesse de adolescentes pela língua portuguesa? O professor Eduardo tenta responder isso de forma lúdica e recreativa realizando um campeonato anual de soletração! A ideia, que começou em 2016 e hoje já movimenta toda a Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Escola, conta com a adesão voluntária dos próprios alunos. Segundo o professor, "eles estudam muito e se preparam para todas as etapas do projeto com muito afinco". Inicialmente cada aluno compete em sua própria turma, restando apenas um representante por sala. Ao todo, 60 estudantes do Ensino Fundamental II participam da competição, que já está acontecendo, e apenas onze participarão da grande final no próximo dia 31 de maio. Os quatro grandes vencedores serão anunciados nesse mesmo dia, um para cada ano participante (6°, 7°, 8°, 9° anos).

O próprio prof. Eduardo tem articulado toda a logística do campeonato, juntamente com a gestão e com a equipe de professores de língua portuguesa da escola. Contudo, a equipe da escola ainda precisa de alguns materiais que farão parte da execução do projeto, são eles: um sino específico pra a marcar o tempo das respostas e os exemplares de livros paradidáticos que serão utilizados para premiar os onze estudantes que chegarem na fase final. O livro escolhido para a premiação foi Hamlet, pois Shakespeare é o autor estudado pelos alunos nesse semestre nas disciplinas de Português e nos projetos de Leitura.

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

Segundo o prof. Eduardo, a iniciativa já tem impactado os alunos. Percebe-se, por exemplo, que o nível de concentração aumentou, houve uma maior dedicação aos estudos da língua e contato com o dicionário. Além de incentivar o gosto pela leitura, o projeto se torna uma possibilidade de ressignificar palavras que fazem parte do dia-a-dia dos estudantes; uma forma de transpor as barreiras entre uma "linguagem culta" e uma "linguagem coloquial". Assim, eles enriquecem seu vocabulário e melhoram suas formas de ler, compreender e escrever textos de diversos gêneros. A competição em si estimula o desenvolvimento do raciocínio, reflexão e articulação da fala, além de elevar a auto-estima e promover o espírito participativo.






Informações Adicionais
Escola: ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL NOSSA ESCOLA
Endereço: RUA MANOEL FELIPE SANTIAGO, 700, CANDEIAS
Município: JABOATÃO DOS GUARARAPES
Tema do Projeto: Português
Alunos Beneficiados: 364
Notas fiscais: Download

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Hamlet - Shakespeare (Ed. Penguim) Livraria Cultura 2632 11 28952
Sino de mesa/balcão em metal Submarino 1300 1 1300
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
2500

2391
Total 35143


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire