12 Apoiadores

Anônimo

Geometria Espacial do Cotidiano
Depoimento do professor:

“Boa tarde à todos os amigos, apoiadores, docentes, discentes, direção e funcionários da escola, à SomosProfessores.org, pela divulgação do nosso projeto e principalmente à Deus, por ter conseguido aprovação e financiamento do projeto, ter esse sonho realizado e poder ajudar a comunidade da EREM Padre Machado, em Casa Amarela.

Meus agradecimentos a todos que ajudaram esse projeto a sair do papel e ser agora concretizado nas vivências da prática pedagógica e também da vida. O projeto também mostrou que não existem distâncias de fronteiras para quem quer ajudar e fazer acontecer obras maravilhosas na Educação. Os meus sinceros agradecimentos aos amigos de Recife, Alagoas, Estados Unidos, Inglaterra. "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" - Fernando Pessoa.”

- Prof. Jefferson Lima.

Sobre o projeto:

Matemática não é difícil nem é para poucos. É essa a ideia que o professor Jefferson Lima quer disseminar entre seus alunos na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Machado, na Zona Norte do Recife, com o projeto Geometria Especial do Cotidiano. O argumento de que a matemática é chata ou cansativa é recorrente, mas o professor se lançou neste desafio de ensinar os conteúdos de maneira mais dinâmica e interativa para estimular a aprendizagem dos estudantes de 2º e 3º ano. Com foco na geometria espacial, o projeto vai possibilitar uma compreensão mais ampla de sua prática no dia a dia a partir da utilização dos seguintes materiais: papel ofício e toner para a impressão do conteúdo teórico e exercícios; palitos de churrasco e canudos de plástico para ajudar no entendimento e construção de figuras planas e tridimensionais, e kits Geolig, brinquedos educativos formados por tubos coloridos e conectores de plásticos que permitem a montagem de variadas figuras e modelos sólidos geométricos. O trabalho será desenvolvido em três etapas: aula teórica, exercícios práticos e uma gincana que ocorrerá durante a Semana da Matemática, em maio. Vamos ajudar a tirar esse plano do papel?

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

O projeto vai ajudar aproximadamente 200 estudantes do ensino médio que normalmente apresentam dificuldades com os assuntos da matemática, apontando caminhos lúdicos e interativos para o conhecimento matemático e estimulando a participação e cooperação entre eles. Com isso, ajudará também a desmistificar o medo que os alunos têm das ciências exatas e proporcionará melhores rendimentos em exames como o ENEM. “O ponto de partida é a teoria e mostrar na prática como funciona vai facilitar na compreensão e visualização em três dimensões. O material ficará disponível no laboratório de matemática para que eles possam fazer uso sempre que quiserem”, explica o professor Jefferson Lima.






Informações Adicionais
Escola: EREM Padre Machado
Endereço: Rua Major Nereu Guerra, 92, Casa Amarela
Município: Recife
Tema do Projeto:
Alunos Beneficiados: 200

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Caixa Papel A4 Branco Copimax 75 G 5000 Folhas Nagem.com.br 21000 1 21000
Canudos plásticos (pacote) Atacadao.com.br 250 50 12500
Cartucho Toner Lexmark MS310/410/510/610 - 1,5K - 50F4000 lexmark.com.br 34600 1 34600
Kit matemático Geolig 230 peças lojadoprofessor.com.br 8000 5 40000
Palitos de churrasco (pacote) Atacadao.com.br 450 50 22500
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
10000

10264
Total 150864


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire