1 Apoiadores

EcoArtes Design Sustentável
Sobre o projeto:

O Profº Augusto, dos projetos Mundo Verde e Meu Puff Sustentável, segue realizando oficinas de design sustentável com seus alunos e alunas. A iniciativa é um sucesso no Ginásio Pernambucano e a experiência tem sido compartilhada com outras escolas da rede estadual. Tudo é feito junto com os alunos, de forma colaborativa. "Eles (os alunos) me procuram com uma ideia ou um tutorial que viram na internet e querem reproduzir nas oficinas. Estão cada vez mais autônomos e usam o tempo livre para finalizar seus projetos!"

Para a terceira fase de sua empreitada, Augusto criou o projeto entitulado EcoArtes Design Sustentável, que tem por objetivo dar continuidade à confecção de objetos de arte e decoração para a escola, utilizando materiais reciclados. Agora, sua turma quer ir mais longe e conquistar o universo dos móveis, produzindo estantes, racks, prateleiras e outros objetos de utilidade doméstica que podem ser feitos com papelão, garrafas PET, caixas de leite, pneus, tubos de PVC e muito mais. Esses materiais são coletados pelos alunos na própria comunidade e transformados por eles dentro da escola. Não é o máximo?

Ao persistir com este trabalho, Augusto reafirma a importância de trabalhar a temática na escola de forma lúdica, mas com muita seriedade: "sabemos do grande desafio em tentar fazer os trabalhos de reciclagem, bem como conscientizar os educandos da importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Desde o início, esse projeto tem grande aceitação dos alunos e do corpo docente, por isso garanto que os materiais doados serão utilizados com grande responsabilidade e muito carinho por todos os envolvidos". Todos os materiais solicitados (serras, parafusadeira, pirógrafo, cortador de garrafa de vidro, brocas e alicate) serão utilizados diretamente na confecção dos móveis.

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

Segundo o professor, desde o primeiro projeto financiado, há um ano, a iniciativa tem se mostrado bastante positiva para os alunos participantes. Eles têm se apresentado cada vez mais interessados pelo tema e pela participação nas oficinas, e demonstrado um pensamento crítico acerca da importância da preservação ambiental. Os alunos envolvidos no projeto se sentem entusiasmados com a produção das peças e se engajam ativamente no processo, desde a coleta dos materiais recicláveis, até a concepção e produção de cada objeto.

As peças produzidas são utilizadas na própria escola, beneficiando toda a comunidade escolar. Além de adquirirem habilidades manuais e a compreensão de conteúdos ligados ao meio ambiente, reciclagem e a complexa discussão sobre os destinos do lixo urbano, os estudantes sentem-se protagonistas de uma atividade escolar que os entusiasma. Alguns monitores das oficinas, inclusive, têm se destacado e participado de palestras, mesas redondas, e exposições sobre o o tema e o trabalho realizado pela turma. Ao criar ambientes compartilhados, sentem-se parte integrada da comunidade escolar e estão mais propensos a cuidar e preservar este espaço. Os materiais adquiridos seguramente serão bem utilizados por muito tempo, tendo em vista a crescente procura dos alunos em participar das oficinas.






Informações Adicionais
Escola: EREM Ginásio Pernambucano(Aurora)
Endereço: Rua da Aurora, 703, ao lado da Assembléia Legislativa, Boa Vista
Município: Recife
Tema do Projeto: Geografia
Alunos Beneficiados: 45

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Alicate universal (grande) Atacadão dos Presentes 2390 2 4780
Brocas para furar vidros Atacadão dos Presentes 790 2 1580
Jogo de lâminas para madeira para Tico Tico Atacadão dos Presentes 4990 1 4990
Jogo de serra copo Atacadão dos Presentes 5990 1 5990
Kit com parafusadeira Atacadão dos Presentes 14990 1 14990
Kit Micro Retifica 250w 40 Peças 110v Walmart 17000 2 34000
Máquina para corte de garrafas de vidro Americanas.com 20000 1 20000
Pirógrafo com jogo de pontas Irmãos Haluli 30000 1 30000
Serra Tico Tico Atacadão dos Presentes 24990 1 24990
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
7000

10827
Total 159147


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire