10 Apoiadores

Anônimo

Anônimo

Refri-Gerando Saberes
Depoimento do professor:

“Trabalhar com educação é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo prazerosa. Sobretudo quando nos deparamos com olhos que brilham ao vislumbrar os encantamentos e encontros que as Ciências trazem. Este projeto só vem consolidar o que eu já sabia: conhecer é o maior barato!
Há uma frase de um filósofo francês chamado Henry Poincaré que diz: "Faz-se Ciência com fatos e casas com pedras, mas dá mesma maneira que um amontoado de pedras não é uma casa, um amontoado de fatos não é Ciência." Ele tinha/tem toda razão e um dos objetivos desse projeto é trazer essa Ciência para mais perto do estudante do Ensino Médio.
Estamos todos muito felizes e gratos pela contribuição de todos e nos comprometemos a honrar cada um dos colaboradores e cada centavo investido. Não podia esquecer de fazer um agradecimento especial a toda equipe do SomosProfessores.org por tudo que desempenham em favor de uma educação de qualidade."
Profª Maeli Ramos

Sobre o projeto:

O Projeto Refri-Gerando Saberes se propõe a relacionar a química aos conhecimentos do cotidiano, trabalhando eles de forma dinâmica e atrativa. A ideia é mobilizar interdisciplinarmente aspectos históricos, sociais, econômicos e químicos dos diversos alimentos que chegam a nossa mesa. A primeira experiência com o projeto foi no primeiro semestre de 2015 e seu objetivo foi mostrar aos estudantes os riscos do consumo excessivo de refrigerantes. Desde então, ele foi realizado mais duas vezes em turmas diferentes e, com o passar do tempo, tivemos a necessidade de ampliar os objetivos. Assim, nos propomos a realizar com os alunos do 2° ano os estudos sobre esses alimentos (refrigerantes, sucos, biscoitos, frutas...) nas aulas de Química, duas vezes por semana, durante um semestre. As aulas serão organizadas em duas partes: teórica e prática. Assim, faremos experimentos químicos que tentam mostrar na prática os conhecimentos teóricos sobre os produtos estudados, problematizando, além disso, toda a cadeia socio-econômica que permeia o consumo desses produtos na nossa sociedade. Nesse sentido, são assuntos das nossas aulas questões como: geração de emprego, cultura, qualidade de vida e saúde. Como culminância os estudantes apresentarão para toda a escola um experimento e realizarão uma explanação sobre o que foi estudado, na tentativa de multiplicar as informações adquiridas durante o semestre.

Como esse projeto irá impactar positivamente os alunos?

Sabemos das dificuldades dos estudantes aprenderem a Química na escola. Assim, com o projeto, nos propomos a trazer tais conhecimentos para o cotidiano dos alunos na tentativa de atribuir sentido a eles. As ações práticas têm uma grande importância na apreensão de teorias diversas, assim, os alunos podem ter real noção dos impactos do consumo de alimentos no nosso organismo e, além disso, eles conseguem problematizar socio-historicamente os impactos econômicos e culturais da industria de alimentos.






Informações Adicionais
Escola: ESCOLA DE REFERÊNCIA GINÁSIO PERNAMBUCANO
Endereço: Rua da Aurora, 703, Santo Amaro
Município: Recife
Tema do Projeto: Química
Alunos Beneficiados: 225
Notas fiscais: Download

DETALHAMENTO DO ORÇAMENTO
Materiais Vendedor Preço Quantidade Total
Ácido sulfúrico Casa LAB 6000 2 12000
Chapa de aquecimento Pro LAB 65000 1 65000
Hidróxido de cálcio Casa LAB 2195 2 4390
Maçarico de mão Casa LAB 15900 1 15900
Molibdato de sódio CASA LAB 9300 2 18600
Reagente de Benedict CASA LAB 6000 3 18000
Despesas com frete

Tarifas de processamento dos pagamentos
12000

10650
Total 156540


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire